ACERVO
CLÍNICAS DO TRABALHO
Psicologia do Trabalho
O QUE SÃO AS CLÍNICAS DO TRABALHO?
Sob esta denominação estão agrupadas várias abordagens de origem francesa que estudam a relação do ser humano com o trabalho: a Ergologia de Yves Schwartz, a Psicodinâmica de Christophe Dejours, a Clínica da Atividade de Yves Clot e a Psicossociologia do Trabalho de Dominique Lhuilier.
Apesar de suas diferenças, é possível destacar alguns elementos de convergência entre essas contribuições: 1) a atenção ao trabalho tal como ele é efetivamente realizado, isto é, à forma concreta como ele é desempenhado em contextos singulares. O pressuposto aqui é o de que sempre há uma distância entre aquilo que é previsto e aquilo que é executado, daí a importância de se estudar a ação: esse ponto testemunha a importância e a influência da ergonomia para a constituição desse campo; 2) a valorização do ponto de vista e do protagonismo dos trabalhadores na definição do que é importante transformar no contexto de trabalho. Isso opera um deslocamento do lugar do saber e da expertise, que não tem seu centro na figura do especialista, mas sim nas pessoas que fazem e vivenciam o trabalho no seu dia a dia, colocando em evidência os saberes da prática e da experiência; 3) o abandono de uma abordagem individualista dos problemas – as intervenções passam necessariamente pela formação de grupos e pelo trabalho coletivo para atingir a transformação do trabalho.
Levando em consideração esse conjunto de características, acreditamos que as clínicas do trabalho contribuem de maneira inovadora e ética para promover a saúde psíquica e aumentar a qualidade do trabalho em diferentes contextos. O objetivo desse site é ajudar a difundir o conhecimento dessas metodologias de ação, tornando-as mais acessíveis para todos os que se interessam pelo estudo e transformação do mundo do trabalho.
Leituras introdutórias:
Clínicas do trabalho: filiações, premissas e desafios - Pedro Bendassolli (2011)
Cliniques du travail - Dominique Lhuilier (2006)
"O homem é sempre maior que sua tarefa" (Clot)
"No âmago da vida e da história se abriga uma realidade profundamente enigmática, a atividade" (Schwartz)
Inscreva-se aqui para receber notificação de atualizações do nosso site!
GRANDES INFLUENCIADORES


Yves Clot
Clínica da Atividade

Christophe Dejours
Psicodinâmica do Trabalho

Dominique Lhuilier
Psicossociologia do Trabalho

Yves Schwartz
Ergologia

Alain Wisner
Ergonomia